Curiosidades

Entupimento de colunas: saiba o que é e como prevenir

Alguma vez você já chegou no seu apartamento e se deparou com todo o ambiente alagado? Uma das principais causas para essa situação pode ser o entupimento de colunas. Ficou interessado em saber o que é? Neste artigo, a Desentupidora Líder te conta tudo. Boa leitura!

Entupimento de colunas: entenda mais

O entupimento de colunas, em geral, acontece em locais onde muitas pessoas utilizam uma mesma rede de esgoto. Isso pode fazer com que o sistema fique sobrecarregado quando o uso não é feito da maneira adequada. Sabe aquela famosa frase: “Jogue lixo no lixo”? Ela é preciosa para evitar problemas a exemplo do entupimento de colunas.
A seguir, entenda como pode ocorrer o entupimento de colunas e alguns modos de evitá-lo.

Definição

Como foi dito anteriormente, o entupimento de colunas de esgoto está ligado ao mau uso da rede pelos moradores. Trata-se da união de fatores a exemplo de: depositar óleo no ralo, jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário e por aí vai. A questão é: não são em todas as vezes que esses problemas aparecem como os únicos responsáveis pelo entupimento de colunas. A tubulação antiga e canos desgastados também podem aparecer como causadores.

Como prevenir

Agora que você já conhece como o entupimento de colunas pode acontecer, separamos algumas boas práticas. Elas podem ajudar a prevenir o problema.

Não jogue óleo nas pias

O óleo é um forte inimigo das tubulações, por mais que não pareça. Quando encontra-se acumulado, torna-se capaz de criar uma crosta no cano. Essa, para tanto, dificulta a passagem de água, o que facilita o entupimento. O ideal é fazer o descarte desse em um reservatório com tampa, por exemplo. Alguns condomínios diminuem taxas com a arrecadação de óleo, converse com seu síndico. Desse modo, é possível evitar o entupimento de colunas.

Não deixe cair cabelo nos ralos

Um fio de cabelo aparentemente não se mostra capaz de trazer danos. Entretanto, quando o fato de deixar cair cabelos nos ralos vira um hábito pode tornar-se um importante aliado do entupimento de colunas. Podem interromper a passagem d’água no cano, dependendo da quantidade. Nesse caso, em especial, é necessário que se tenha cuidado, pois também pode prejudicar tubulações que estejam interligadas.

Não jogue papel higiênico no vaso sanitário

Apesar da pressão da descarga ser forte e facilitar o escoamento de materiais dispensados no vaso sanitário, não jogue objetos nesse. A questão é: cotonetes, fraldas, fio dental, entre outros, podem impedir o fluxo nos canos. Então, com o objetivo de reduzir os riscos de entupimento de colunas, conscientize seu uso.

Pertinência do problema

Caso todos esses cuidados sejam tomados e os problemas com entupimento de colunas permaneçam, conte com a Desentupidora Líder. Fazemos o serviço de desentupimento de colunas em Indaiatuba e região. Inclusive, realizamos desentupimento de ralos e limpeza de caixa de gordura. Em nosso blog, você encontra soluções para vaso sanitário entupido e transporte e coleta de resíduos líquidos. Entre em contato conosco e veja os benefícios!

Comparti-lhe

Artigos recentes

5 tipos de trocadores de calor mais comuns

Antes de solicitar a limpeza é fundamental saber qual dos tipos de trocadores de calor…

% dias atrás

Quais são as maneiras de evitar entupimento de ralo?

Existem diversas formas de evitar o entupimento de ralo. Todas elas podem ser tomadas por…

% dias atrás

Você sabe como funciona o aluguel de banheiro?

Aluguel de banheiro químico é essencial para todos os tipos de eventos. Saiba como solicitar,…

% dias atrás

Maneiras de zelar pela estrutura da empresa

Leia esse artigo e saiba quais medidas tomar na hora de cuidar da estrutura da…

% dias atrás

4 vantagens de manter dedetização em dia

Manter dedetização em dia é fundamental para que o ambiente fique longe de pragas. Nesse…

% dias atrás

Benefícios de fazer limpeza de caixa d’água com uma empresa

É recomendável fazer limpeza de caixa d’água periodicamente. Nesse artigo, a Desentupidora Líder conta os…

% dias atrás