tipos de fossa de esgoto

Existem muitos modelos de fossa de esgoto. Em geral, elas têm a função para depositar o material não tratado. Neste artigo, a Desentupidora Líder traz 5 tipos de fossa de esgoto, como funcionam e para que servem. Boa leitura!

Fossa de esgoto: entenda mais

Conhecer o modelo de fossa de esgoto é ideal para saber como proceder caso haja algum problema. A seguir, separamos 5 tipos. Veja-os!

Fossa seca

Fossa de esgoto seca

A fossa de esgoto seca é facilmente encontrada em casas de regiões rurais onde não há água encanada. A construção dessas é feita com o sentido de armazenar materiais sólidos e pastosos. É necessário que sejam elaboradas com, pelo menos, 1,5m de distância do lençol freático. Essa distância que os dejetos encontrem a água.

Inclusive, é válido ressaltar que essa fossa não deve ser montada em terrenos que têm probabilidade de inundações.

Fossa negra

Quando a fossa seca é escavada com menos de 1,5m de distanciamento do lençol freático, ela passa a ser chamada de fossa negra. Essa pode trazer mais riscos ao local devido a falta de revestimentos, os materiais são lançados direto na terra. Dessa forma, a contaminação da água se torna mais propícia. Existe, nesse contexto, também, grande potencial de evidenciar problemas relativos à saúde dos residentes.

Esse modelo de fossa de esgoto não deve ser posicionado próximo a poços e é crucial que sua limpeza seja feita periodicamente.

Fossa séptica

A fossa séptica é comumente encontrada em residências que possuem saneamento básico. Elas são formadas por um tanque impermeável, feito de cimento ou alvenaria. O recipiente é responsável por armazenar o esgoto bruto antes que esse seja encaminhado para uma rede de coleta. O trajeto de chegada do esgoto até esse modelo de fossa de esgoto é feito pela rede de encanamentos.

Possui três câmeras:

  • câmara de decantação:  local onde ocorre a separação de materiais;
  • câmara de digestão: onde as bactérias são usadas para absorver as sobras dos resíduos decantados;
  • câmara de escuma: responsável por depositar os material que não foram decantados.

Fossa de esgoto séptica

Fossa absorvente

Em residências localizadas no litoral, faz-se possível o uso do modelo de fossa de esgoto absorvente. Trata-se de poços responsáveis por escoar os resíduos da fossa séptica. Ela pode ser formada por caixas ou cilindros sem fundo com com dimensão mínima de 3m de profundidade. A tampa deve ser composta de concreto. Já as paredes podem ser formadas de tijolos ou pedras, a fim de facilitar a penetração da água no solo.

Fossa de esgoto absorvente

Fossa de pedra

Caso o solo existente seja impermeável, o modelo de fossa de esgoto de pedra é uma solução viável. Trata-se de uma cova revestida por pedras do tipo seixo rolado. Entretanto, antes de seguir a esse depósito, o esgoto bruto deve ser conduzido a uma fossa séptica.

Agora que você conheceu os modelos de fossa de esgoto, é necessário saber qual empresa pode fazer o serviço de limpeza desses. A Desentupidora Líder conta com caminhão limpa fossa para realizar o serviço de limpa fossa indaiatuba. Também realizamos desentupimento de vasos sanitários, de colunas de prédios, pias e tanques e muito mais! Em nosso blog, você encontra mais sobre a limpeza de fossa séptica.
Se você reside em Indaiatuba e região, entre em contato conosco e conheça uma desentupidora qualificada.

 

Compartilhe: