caminhão-tanque revestido

O caminhão-tanque é um veículo equipado com um amplo reservatório para transportar líquidos e substâncias em estado de pó. Um dos modelos mais conhecidos é o caminhão-pipa, muito utilizado para transporte de água, seja ela potável ou não.

Entre suas funcionalidades, está o transporte de produtos perigosos com máxima segurança. Para isso, é usado um caminhão-tanque específico para a função, revestido em aço carbono. Entenda melhor sobre esse tipo de carregamento e a relação com as substâncias nocivas neste artigo da Desentupidora Líder. Confira, a seguir.

Produtos perigosos e controlados

Um caminhão-tanque revestido tem como principal finalidade transportar produtos perigosos e controlados. Substâncias perigosas são aquelas que apresentam riscos à saúde humana, à segurança pública e ao meio ambiente. Combustível, explosivos, gases, materiais radioativos, corrosivos, líquidos inflamáveis e químicos são alguns exemplos de produtos perigosos.

caminhão-tanque no transporte

Por sua vez, substâncias controladas podem ser quaisquer produtos perigosos que se enquadram nas legislações. Além disso, são controladas por órgãos, como Polícia Federal, Polícia Civil, Exército, Ibama e Vigilância Sanitária. Os principais produtos controlados são medicamentos, cosméticos, correlatos e insumos farmacêuticos.

Condições para transporte

caminhão-tanque para transportar resíduos perigosos

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece regras para a utilização do caminhão-tanque no transporte de substâncias perigosas e controladas.
Para transporte de produtos perigosos, é exigido:

  • ficha de emergência;
  • envelope para transporte;
  • kit de emergência;
  • equipamentos de proteção individual;
  • motorista com certificação no curso MOPP;
  • entre outras determinações.

Para transporte de produtos controlados, são exigidas todas as determinações legais citadas acima. Além de um porte das licenças para o Transporte de Produtos Controlados.

Legislação específica

É muito importante que as empresas de transporte cumpram as determinações exigidas por lei. Caso contrário, podem ser multadas. Portanto, o gestor deve estar atento à legislação específica e colocá-la em prática.

A circulação regular do caminhão-tanque deve atender aos seguintes requisitos:

  • apresentação do certificado de verificação metrológica expedido conforme regulamento do Instituto Nacional de Metrologia;
  • porte da Autorização Especial de Trânsito (AET) para Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso superior a 57 toneladas;
  • porte obrigatório da Autorização Específica para todos os veículos enquadrados na categoria de caminhão-tanque.

Caminhão-tanque revestido

O caminhão-tanque em aço carbono revestido com fibra de vidro permite transportar produtos ácidos e também com alto índice de pH. Possui isolamento térmico, plataforma completa e calotas em fibra. Garante o transporte seguro de todos os tipos de produtos, sejam eles perigosos ou controlados.

A Desentupidora Líder, empresa de desentupimento, instaurou a novidade em seu portfólio e hoje atua com esse modelo de caminhão-tanque. O equipamento complementa com excelência o serviço de transporte de resíduos industriais e líquidos. Além disso, auxilia durante as funções de limpeza de fossas sépticas e esgotamento de tanques e reservatórios.

Atuamos em toda a região de Indaiatuba (São Paulo) e adjacências com o melhor do mercado em serviços de dedetização, hidrojateamento, caminhão limpa fossa e mais! Conte com quem entende do assunto. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe: