Saiba como funciona o transporte de efluente

Depois de devidamente coletados, os resíduos provenientes de coleta devem ser transportados em veículos legalizados. Avaliados mediante regulamentação do transporte de efluente desse material, descrita na Norma ABNT 13221 – Transporte Terrestre de Resíduos. O objetivo é evitar que o ambiente seja prejudicado, assim como a saúde pública. Para saber mais sobre o transporte de efluente, acompanhe o artigo que a Desentupidora Líder preparou para você, a seguir.

O que diz a Norma ABNT 13221 sobre transporte de efluente?

De acordo com o item 4 da norma, que descreve os requisitos necessários para o transporte de efluente, podemos citar:

  • equipamento adequado e que obedeça às regulamentações é necessário para que o transporte seja possível;
  • o equipamento deve ter um bom estado de conservação, para que não seja possível haver vazamentos ou derramamento de resíduos;
  • durante o transporte de efluente, o resíduo deve estar devidamente protegido e acondicionado, evitando acidentes;
  • não é permitido transportar resíduos junto com alimentos, medicamentos ou produtos de uso humano ou animal;
  • o transporte deve obedecer uma legislação ambiental específica, seja federal, estadual ou municipal. Além de estar acompanhado de um documento de controle ambiental, informando o tipo de acondicionamento;
  • a descontaminação do veículo de transporte de efluente é responsabilidade da empresa. Deve ser feita em locais autorizados pelo órgão responsável pelo controle ambiental.

ABNT 13221 sobre transporte de efluente

Como o transporte de efluente é feito?

O transporte de efluente deve ser realizado por uma empresa que tenha equipamentos adequados, como caminhões para transportar os resíduos. Deve possuir licença para trabalhar tanto do IBAMA quanto da CETESB. Ao contratarmos empresas sem essas certificações, corremos o risco de contribuirmos para que os dejetos sejam descartados em locais inadequados.

A coleta de efluentes oriundos de esgoto, fossas e caixas de gordura precisa ser efetuada com responsabilidade. É preciso a utilização de um sistema de alto vácuo capaz de captar os resíduos. A meta é que eles não entrem em contato com a atmosfera. Evitando, assim, a proliferação de possíveis doenças.

No momento da coleta, os resíduos são destinados a um caminhão selado que será responsável por fazer o transporte de efluente. O serviço é objetivado em oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável.

funcionamento do transporte de efluente

Para garantir que todas as etapas do transporte de efluente ocorram de maneira correta e responsável, o ideal é buscar por uma empresa especializada. A Desentupidora Líder é eficiente no transporte e destinação de resíduos e efluentes contaminados. Possuímos licença pelo IBAMA e pela CETESB, além de autorização ANTT e equipamentos homologados pelo INMETRO. Navegue pelo nosso site e conheça melhor o nosso trabalho. Somos uma empresa de desentupimento com experiência no mercado. Oferecemos limpeza de fossa, coleta de resíduos, caminhão limpa fossa, hidrojateamento e muito mais. Entre em contato conosco e conheça o que podemos fazer por você.

Compartilhe: