Como evitar entupimento de ralo de banheiro

Os entupimentos estão entre os inúmeros problemas que podem ocorrer dentro de casa. Eles são responsáveis por boa parte das questões que envolvem a troca de encanamentos. No entanto, podem ser impedidos a partir da aplicação de bons hábitos no dia a dia. Agora, caso o entupimento persista em aparecer, é preciso procurar um especialista para resolvê-lo o quanto mais rápido para que ele não se torne causador de danos à estrutura predial. Nesse artigo, a Desentupidora Líder separou algumas maneiras de evitar entupimento de ralo. Boa leitura!

Como evitar entupimento de ralo?

Como evitar entupimento de ralo de piscina

Assim como a água chega até a sua residência, ela precisa sair em direção à rede de esgoto. Nesse ponto, se vê a necessidade de ter ralos ao longo do sistema de encanamento. A principal função deles é servir como uma “ponte” entre sua casa e o esgoto central.

No dia a dia, é fundamental ter atenção ao bom estado dos ralos, principalmente aqueles que se encontram no banheiro. Por ser uma área com maior movimentação de água em direção ao esgoto, essa região se torna propícia a uma série de entupimentos em diversos graus. Para que você entenda como se prevenir, separamos a seguir quais são as atitudes podem ser tomadas. Confira!

Mantenha o banheiro sempre limpo

A primeira medida para evitar entupimento de ralo é manter o banheiro limpo. Essa ação, por mais que pareça simples, é uma das mais importantes para impedir que este problema ocorra. A ideia é que com local em bom estado se possa impedir que os resíduos existentes na cerâmica ou nos demais revestimentos se acumule no ralo. Desse modo, não permitindo que a água ultrapasse essa espécie de “barreira”.

Portanto, a limpeza correta e periódica do banheiro é uma das principais soluções para quem não deseja ter um entupimento em casa.

Atente-se aos vilões

Cada ralo pode possuir uma espécie de vilão. Na cozinha, é preciso tomar cuidado com o óleo que é lançado à pia, por exemplo. Já no banheiro, fios de cabelo e restos de sabonete podem ser dois causadores de entupimentos.

Toda pessoa tende a perder, em média, cem fios por dia. Por conta disso, o ato de lavar os cabelos pode colaborar para que o box se torne um local onde o acúmulo dessa massa fique restrito. O que, de certa maneira, aumenta o risco de entupimento.

Tal qual os cabelos, pequenos pedaços de sabonete espalhados pelo chão também devem ser uma preocupação. Isso se dá ao passo que eles podem ser conduzidos junto com a água em direção ao ralo e formar uma “capa”, devido à textura homogênea.

Portanto, a recomendação para evitar entupimento de ralo é verificá-lo, pelo menos, uma vez por semana fazer a retirada destes materiais caso estejam presentes.

Instale telas de proteção

Como evitar entupimento de ralo: conheça os tipos!

A instalação de telas de proteção é a terceira medida para evitar entupimento de ralo, mas também pode ser considerada uma dica.

No mercado, é possível encontrar uma série de tipos de telas de proteção que podem ser posicionadas no ralo. Existem telas compostas por nylon, metal, plástico e outros materiais que obedecem aos modelos quadrados ou redondos. A ideia, então, é posicioná-las abaixo da tampa do ralo a fim de que essas impeçam a passagem de materiais para seu interior. Por conta disso, as redes de proteção podem ser uma ótima medida para evitar entupimentos e resguardar o bom estado dos ralos por mais tempo.

Contrate um profissional

Uma vez que o problema com entupimento persiste, solicitar a ajuda de um profissional é essencial para evitar entupimento de ralo. A pessoa especializada terá em mãos todos os equipamentos que irão permitir que ela tenha uma visão para além do superficial. Ademais, o uso dos aparatos corretos não causará danos aos encanamentos.
Por conta disso, se você perceber que existe a necessidade de contratar um profissional, não hesite em tomar essa decisão.

Gostou do nosso artigo que tratou as formas de como evitar entupimento de ralo? No blog da Desentupidora Líder você pode encontrar outros como este! Não deixe de ver quais são as dicas para desentupir caixa de gordura, soluções para vaso sanitário entupido, vantagens de manter a dedetização em dia e muito mais!

Compartilhe: